Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Pautas diversas foram debatidas na 7ª sessão ordinária

Pautas diversas foram debatidas na 7ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 24/08/2021 15h07

Nesta terça-feira (24), foi realizada a 7ª sessão ordinária do segundo período legislativo, no Plenário Presidente Benedito Adelino. No início da sessão, a vereadora Titi Brasil homenageou com moções de aplausos diversas misses e musas da cidade de Angra dos Reis. Logo depois, foi feita a leitura das matérias constantes na pauta do dia e os vereadores passaram às falas na tribuna.

Emprego

O vereador Branco falou sobre a necessidade de apoio à criação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) como solução para o problema do desemprego no município. “[...] O que Angra precisa hoje é de emprego. A gente sempre tem dito aqui que a maior pandemia da cidade é o desemprego. Das pessoas que vão ao nosso gabinete, de cada dez, oito estão desempregadas. Hoje a cidade realmente precisa de empregabilidade [...]”, disse o parlamentar.

Saúde

O vereador Henrique Obina destacou a necessidade de ajustes em algumas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Segundo ele, no Parque Belém, há falta de profissionais e demora na marcação de consultas. “Infelizmente, no Parque Belém, sexta-feira, dia de marcação, a fila estava dando volta no quarteirão. Não vou culpar coordenador de posto ou funcionários, vou culpar a Secretaria de Saúde que tem que tomar providência e colocar o profissional que está faltando lá. Não dá para o morador sair de sua casa 2h ou 3h da manhã para marcar uma consulta de clínico ou de pediatra. Pelo amor de Deus, vamos tomar uma providência, que está ficando feio demais ali no Parque Belém, vamos colocar médico para atender a população [...]”, disse Obina.

Educação

A vereadora Titi Brasil subiu uma indicação que visa beneficiar estudantes dos cursos de Serviço Social, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. O pedido da parlamentar é para que a prefeitura realize convênio com instituições de ensino privadas para a realização de estágios não remunerados, que necessitem de supervisão, possibilitando, assim, aos estudantes cumprir este requisito necessário para a formação profissional.

“Tempos atrás, os vereadores subiam à tribuna para pedir que Angra tivesse faculdades. Hoje já estamos com um corpo de faculdades bem vasto. Só que hoje eu subo à tribuna para que Angra dê oportunidades às pessoas que estão concluindo essas faculdades. As pessoas que estão fazendo Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, elas têm algumas poucas empresas privadas para fazer o estágio supervisionado porque essas pessoas têm que sair aptas a entrarem no mercado de trabalho ou eles têm que sair de Angra. Recentemente, a prefeitura assinou o convênio com a Estácio, englobando alguns desses cursos, mas faltavam outros [...]”, disse Titi.

Outros assuntos debatidos na sessão podem ser conferidos em: https://www.youtube.com/watch?v=5CLERRPzIW8.