Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Sessão ordinária debateu temas diversos

Sessão ordinária debateu temas diversos

por Adriana Alves de Araujo última modificação 12/11/2021 10h34

Nesta quinta-feira (11), foi realizada, no Plenário Presidente Benedito Adelino, a 27ª sessão do segundo período legislativo. Os vereadores presentes debateram temas diversos e foi entregue uma moção de aplausos, de autoria do vereador Branco. A homenageada foi a docente Teresa Cristina da Conceição Menezes, que exerce a profissão há mais de 30 anos, sendo os últimos 15 como diretora na Morada do Bracuí.

“É uma honra para mim e não tenho nem palavras para dizer para você do bom trabalho que você faz na Morada do Bracuí há 15 anos. A Teresa Cristina é professora, diretora, tia, mãe, ela trata os alunos como se fossem da família. Então me sinto muito honrado por estar fazendo essa homenagem, ainda mais que amanhã é o dia dos diretores de escola, então veio a calhar [...]”, disse Branco.

“Agradeço a todos vocês, ao vereador Branco por essa linda homenagem que ele está fazendo não só para mim, mas para todos os diretores da rede municipal de Angra dos Reis e por eu estar aqui representando uma comunidade maravilhosa, que é a Morada do Bracuí. Muitas vezes vocês só ouvem falar da parte negativa daquela localidade, mas lá tem coisas muito boas, pessoas maravilhosas e uma escola com funcionários maravilhosos [...]”, disse Teresa Cristina.

Causa animal

O vereador Dudu do Turismo levantou a questão do uso das carroças no município e relatou uma situação de abuso contra um animal no Parque Mambucaba.  “Me deparei há 15 dias atrás, com um rapaz com um animal lotado de entulho. O mesmo atolou com as quatro patas e o rapaz queria que o cavalo levantasse no chicote. Eu parei o carro, consegui convencê-lo a retirar o entulho e conseguir levantar o animal. Eu não estou aqui para impedir o trabalho de ninguém, só que precisamos urgentemente fazer um cadastro, saber quem trabalha com essa atividade, qual a quantidade de peso que pode colocar em cima do animal. Algumas pessoas estão achando que o vereador quer proibir, mas já tem uma Lei que proíbe essa atividade [...]”, disse Dudu.

O vereador Marquinho Coelho também abordou o tema e destacou a realização da licitação para implantação de chip nos animais do município, no último dia 4 de novembro. Isso permite a identificação e responsabilização do proprietário de animais que vierem a causar algum acidente ou que estejam abandonados pelas ruas.

“Ali [no chip] contém quem é o dono, o endereço, o telefone. Tem um animal solto na Rio-Santos, o Bem-Estar Animal passa um aparelho, e acha quem é o dono porque quando tem um acidente que mata um jovem, entregador de pizza, como aconteceu, ninguém sabe quem é o dono [...]”, disse o parlamentar.

Concessão da Rio-Santos

Os vereadores Charles Neves, Mascote e Helinho do Sindicato solicitaram audiência pública, com data a ser definida, para a discussão da concessão da rodovia Rio-Santos. O vereador Rubinho Metalúrgico falou sobre o assunto: “De suma importância essa discussão da duplicação da Rio-Santos e a sua concessão. Quero só abrir um parêntese que nós merecíamos essa duplicação desde quando foi feita a primeira usina nuclear na nossa cidade. Infelizmente, isso não foi visto com bons olhos, mas está sendo visto agora. Estão acontecendo boatos, que espero que não sejam verdade, de implantação de pedágio antes de começar a obra e antes de seu término. [...] Como vai cobrar pedágio de uma coisa que a população nem usou ainda?”, questionou.

O vereador Charles Neves atentou para a necessidade de contrapartidas ofertadas pela empresa que ficará responsável pela administração da via e usou como exemplo a Eletronuclear, que até hoje não cumpriu todas as obrigatoriedades pela instalação da usina nuclear. “[...]Nós temos que acompanhar, senão a duplicação vai ser mais uma coisa enfiada goela abaixo que a gente, a Câmara de Vereadores, porque talvez nós não estejamos mais aqui, vai estar de novo reclamando quando a Eletronuclear não cumpre as suas contrapartidas e está numa dívida com Angra dos Reis em mais de R$200 milhões [...]”, disse o vereador.

O debate completo pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=m7A5-Bpc9HU.