Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Aniversário de 70 anos Colégio Naval é celebrado com homenagem na Câmara

Aniversário de 70 anos Colégio Naval é celebrado com homenagem na Câmara

por Adriana Alves de Araujo última modificação 12/08/2021 15h53

Na 4ª sessão ordinária do segundo período legislativo, realizada nesta quinta-feira (12), foram realizadas entregas de moções de aplausos para instituições atuantes na cidade. Uma delas foi entregue ao Comandante do Colégio Naval Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Pacheco Vianna. A homenagem foi feita por ocasião do aniversário de 70 anos do Colégio Naval.

“É uma honra para mim e para essa Casa esse momento tão esperado, os 70 anos do Colégio Naval, que faz parte da história de Angra dos Reis. [...] Tenho muito a dizer sobre o Colégio Naval porque quando Angra tinha seus 40, 50 mil habitantes as pessoas vinham a Angra exclusivamente visitar o Colégio Naval”, contou Titi Brasil, vereadora responsável pela homenagem.

“Queria ressaltar pessoalmente o orgulho que tenho de estar presente aqui nessa Casa Legislativa porque fui aluno do Colégio Naval e participei dos 40 anos do Colégio Naval. Depois que me formei, primeira oportunidade que tive de retornar a Angra dos Reis foi agora como Comandante do Colégio Naval. Servi no Pará, Amazonas, em Brasília, diversos lugares desse país e no exterior e para mim é um grande orgulho e satisfação ter sido designado pelo Comandante da Marinha para vir comandar o Colégio Naval que foi a organização em que entrei na Marinha como aluno e hoje tenho a alegria e satisfação de ver novos alunos entrando e poder contribuir para a formação desses alunos. Meu agradecimento especial à cidade de Angra dos Reis por ter me acolhido novamente”, disse o comandante Vianna.

Assistência Social

Outra homenagem prestada nesta sessão foi feita pela vereadora Jane Veiga para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, recebida pelo secretário executivo de Assistência Social, Heraldo Luis França.

“A Secretaria é muito vasta, muito grande, se a gente fosse citar aqui cada trabalho, cada programa que existe, a gente sabe a imensidão que é essa secretaria. [...] Eu costumo dizer que a secretaria trabalha com a dor da alma das pessoas, aprendi muito quando estive na Assistência. Nós temos muitas passagens tristes, mas também muita felicidade e realização. Acho que todo mundo deveria passar um pouquinho pela Assistência para ficar mais humanizado. Eu tenho orgulho em dizer que a equipe é composta por guerreiros incansáveis [...]”, disse Jane.

“Chegando na Assistência, eu pude observar que tudo que eu tinha passado, eu entendi que a Assistência é realmente uma escola. Tudo que eu poderia aprender como servidor para acrescentar no final da minha carreira, eu aprendi na Assistência Social. Entendo que a Assistência é muito mais que conhecimento técnico, que é também conhecimento técnico, é muito mais que profissionalismo, é na verdade uma dedicação, você trabalha com a alma, com o coração, trabalha entendendo a situação do teu próximo. Se você não tiver isso no coração, você não entende a Assistência. Todos os dias, quando eu saio de casa, o que me motiva a sair, com crise, sem crise, independente de como estou pessoalmente, na sociedade, eu sempre saio de casa pensando: hoje eu posso fazer algo junto com a equipe para auxiliar alguém [...]”, destacou Heraldo em seu agradecimento.

Vacinação contra covid-19

A vereadora Titi Brasil chamou a atenção em sua fala na tribuna para o avanço da vacinação em Angra dos Reis e alertou a população para o drive thru para jovens acima dos 20 anos, que ocorre no próximo sábado (14) em diversos pontos da cidade. “Eu lembro quando a gente começou a falar em Covid, se tinha uma expectativa de 8 mil mortos. Quase morri só de pensar que isso pudesse acontecer. Não queríamos que tivesse nenhuma morte, mas infelizmente estamos em 514. Mas Angra superou muito bem. A gente está a 150 quilometros do Rio de Janeiro e lá na cidade está faltando vacina, está suspenso hoje novamente.  E sábado agora nossos jovens a partir de 20 anos de idade já estarão podendo tomar sua primeira dose [...]”, disse.

Os postos disponíveis para vacinação são: Shopping Piratas, CEM Japuíba, ESF Jacuecanga, ESF Bracuí, ESF Perequê 4 e UBS de Monsuaba, das 9h às 16h. Para ser vacinado será necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Não é preciso agendar, só comparecer.