Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Questão indígena foi debatida na 3ª sessão ordinária

Questão indígena foi debatida na 3ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 10/08/2021 14h56

Na terceira sessão ordinária do segundo período legislativo, realizada nesta terça-feira (10), o vereadores homenagearam personalidades relevantes para o município por meio de moções de aplausos. O vereador Branco agraciou o cacique da aldeia Sapukai do Bracuí, Aldo Fernandes, o que trouxe para debate a situação dos indígenas na cidade.

O presidente da Casa, vereador Helinho do Sindicato, destacou a ausência de apoio do poder público para que os indígenas da cidade tenham condições de vender seu artesanato de maneira digna. “A índia está ali com dois filhos no colo, sentada na calçada, onde ficam os cachorros deitados também vendendo um artesanato, um produto tão rico, que não é qualquer um que faz. [...] É vergonha para nós, é vergonha para o Executivo, o que nós temos que cobrar é dar condições, falar para as pessoas que aqui chegam, falar para quem vive em Angra dos Reis que temos uma aldeia indígena, uma cultura linda em Angra dos Reis e que podemos dar qualidade de vida, comodidade, um quiosque para eles, para quem chegar aqui ver que existe cultura, então é isso que temos que fazer [...]”, declarou Helinho.

Outra condecoração foi feita pelo vereador Dudu do Turismo ao Sr. Felipe Pereira, fisioterapeuta que atua no serviço público municipal. “Todos aqui conhecem o Dr. Felipe por sua capacidade, sua sabedoria, atenção com todos os jovens, que é angrense, um profissional dedicado. Apesar de sua pouca idade, o reconhecimento por sua atenção e profissionalismo é grande demais. Felipe, é uma honra estar entregando essa moção de aplausos”, disse Dudu.

“Agradeço ao nobre vereador Dudu do Turismo, estendo meu agradecimento aos demais vereadores que votaram e proporcionaram essa moção de aplausos. Não posso deixar de agradecer aos meus familiares, meus avós, meus pais, minha esposa, que está sempre ao meu lado para que possamos ter força para trabalhar dia após dia”, disse Felipe.

Por fim, a vereadora Titi Brasil fez tributo à Srª Carmem Lúcia da Silva, atleta da canoagem há 27 anos, que competiu no Mundial de Canoagem, no último dia 4 de julho de 2021, trazendo a medalha de ouro para Angra dos Reis, pela categoria Master.

A atleta aproveitou seu agradecimento na tribuna para requisitar mais investimentos para o esporte em geral. “Como acredito que nada é por acaso e tudo tem a sua hora, penso que devo aproveitar essa oportunidade em que muitos olhos e ouvidos estão atentos a mim e a tudo que represento e em nome de todo os desportistas de angra dos reis, faço um pedido de atenção maior aos nossos atletas convocados e às bases onde são formados. Sigo na esperança que Angra dos Reis tenha leis como um bolsa atleta municipal a exemplo de outros municípios que ampare seus atletas em todos os níveis para que consigam seguir treinando em toda a cidade, em nossos clubes [...]”, pediu Carmen.

Inclusão de Libras nas escolas

O vereador Mascote apresentou a indicação Nº 05632/2021, que dispõe sobre a inclusão da disciplina Libras na grade curricular das Escolas Municipais de Angra dos Reis. “A disponibilização de Libras nas escolas municipais além de promover a inclusão de deficientes auditivos é de fundamental importância para seu desenvolvimento nos aspectos sociais e emocionais, como também daqueles que fazem parte de seu convívio”, disse Mascote ao apresentar o projeto.

Outras pautas apresentadas e discutidas na 3ª sessão ordinária podem ser conferidas em:

Foto: Igor Abreu