Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Sindicato falou na Câmara sobre a PEC 32

Sindicato falou na Câmara sobre a PEC 32

por Adriana Alves de Araujo última modificação 18/08/2021 15h38

Nesta terça-feira (17), foi realizada a 5ª sessão ordinária do segundo período legislativo de 2020. Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (Sinspmar), Andréia Jordão esteve na Câmara para falar sobre a PEC 32 (Proposta de Emenda Constitucional), que faz parte da reforma administrativa do serviço público, a deve ser votada na Câmara Federal ainda este mês.

“Nossa luta é muito maior do que apenas impedir que os servidores públicos percam garantias e direitos individuais. Essa luta é para evitar a destruição de todo o Estado, que garante que o serviço público chegue com seu propósito e realmente atender a população. [...] A PEC 32 é um ataque à Constituição Brasileira. Milhares de pessoas passam anos se preparando para ingressar no serviço público. Se dedicam em se especializar no serviço que querem prestar. A PEC 32 vem camuflada como uma reforma administrativa, mas na verdade é uma profunda da Constituição Federal com objetivo de destruir de maneira drástica o Estado Brasileiro no seu papel de prestador de serviços públicos a toda a população”, disse Andréia, convocando os servidores, vereadores e população para o ato em defesa do serviço público, que será realizado nesta quarta-feira (18), às 17h, na Praça da Matriz.

“É uma matéria que está tramitando no Congresso, acho que de interesse de todos, tenho certeza que não vai passar essa PEC, se os deputados entenderem a importância do serviço público para o nosso país”, disse o presidente da Casa, Helinho.

O vereador Charles Neves destacou um dos pontos mais importantes da PEC: a estabilidade. “[...] O que a gente tem que ver é o pano de fundo que está nisso, que é uma destruição do serviço público como ele é. Uma das questões da PEC que me preocupa muito é a discussão sobre a  estabilidade ficar só para as carreiras típicas de Estado. Ok. Os outros vão ficar como? A mercê dos governos de plantão? E se, por exemplo, o servidor público Hélio Severino não atender uma ordem daquele prefeito, ele vai poder ser mandado embora na hora que aquele prefeito quiser? [...]”, questionou o vereador.

“Corretíssima a fala de vossa excelência, é por isso que abrimos a fala para a presidente do Sindicato dos Servidores por entender que a matéria é relevante e nós temos que estar discutindo mesmo, aqui temos servidores públicos vereadores e a esposa de um servidor público dos Correios, então é importante essa discussão e temos que estar ao lado dos servidores mesmo”, finalizou Helinho.

Outras matérias em discussão nesta sessão podem ser conferidas por meio da gravação da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=_nP3a0f2fmU.