Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara discutiu projeto para desconto na tarifa de energia elétrica

Câmara discutiu projeto para desconto na tarifa de energia elétrica

por Adriana Alves de Araujo última modificação 27/08/2021 15h34

Na última quinta-feira (26), a Câmara Municipal promoveu uma reunião para discussão do Projeto de Lei nº 4264/2020. O encontro foi conduzido pelo presidente da Casa, vereador Helinho do Sindicato, e contou com presença do vereador Obina, do deputado federal Aureo Ribeiro e do coordenador de Cultura do estado, Leandro Silva. O deputado federal estacou que o projeto hoje apresentando é uma reapresentação da proposta feita pelo prefeito Fernando Jordão, quando foi deputado federal.

“A proposta que reapresentamos no Congresso Nacional surgiu de um debate na cidade com o ex-deputado e hoje prefeito Fernando Jordão, que apresentou no Congresso Nacional. Quando o Fernando Jordão foi eleito, acabou a legislatura, as propostas foram arquivadas. Eu recebi um manifesto da população, recolhido pela liderança,  que levou diversas assinaturas falando sobre o projeto de lei. Na mesma hora, pegamos nossa equipe técnica, analisamos e apresentamos um projeto de lei muito parecido e dando crédito na justificativa do projeto apresentando que já tinha um projeto na Casa Legislativa do ex-deputado Fernando Jordão que exerce hoje o mandato de prefeito”, explicou o deputado Ribeiro.

“Nossa lógica de apresentação do projeto foi que gente possa beneficiar cerca 200 mil pessoas. O impacto e o risco que oferece essa geração de energia. [...] Uma coisa que se você não sabe, vai descobrir agora é que você paga pelo gato do seu vizinho. Todo consumidor que paga conta de energia elétrica, paga o gato do vizinho. Existe um rateio, uma parte paga pela companhia e outra parte é repassada ao consumidor. [...]O que a gente apresenta nessa proposta é a abertura de um diálogo. A possibilidade de ampliar o tema e ter um olhar para essa discussão. Essa população que está no entorno precisa ser beneficiada pelo risco que ela corre para a geração da energia”, disse Ribeiro.

“A situação que nosso município se encontra, ainda mais com a questão do desemprego, a gente está vivendo um momento difícil de pandemia, temos de 20 a 25 mil pessoas desempregadas em nosso município. Esse PL chegou em um momento muito importante e Angra só tem a agradecer [...]”, disse o vereador Obina.

O vereador Helinho destacou a necessidade da junção de forças para que o projeto seja viabilizado. “A manifestação popular tem que haver. A mobilização da Casa Legislativa, do Executivo, das associações de moradores, dos sindicatos que tem aqui na nossa cidade, para nos movimentarmos e levar para Brasília porque eu já participei de várias lutas e nós só conseguimos se aparecermos lá e realmente mostrar que estamos do lado daquelas pessoas que estão discutindo no plenário [...]”, disse o parlamentar.

Toda a discussão está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GrK_O3mk2As.