Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou mesa-redonda para discutir o aleitamento materno

Câmara realizou mesa-redonda para discutir o aleitamento materno

por Adriana Alves de Araujo última modificação 27/08/2021 16h36

Nesta sexta-feira (27), a Câmara realizou a mesa-redonda “Agosto Dourado – Proteger a amamentação: uma tarefa de todos”, em uma iniciativa do gabinete do vereador Mascote, que presidiu o encontro realizado no Plenário.

Estiveram presentes a enfermeira especialista neonatal Maria Cavalcanti, que mediou o debate; a enfermeira Isabela Sousa, a psicóloga Lorrana Tavares, a odontopediatra Priscila Pires, a fonoaudióloga Verônica Gomes e a representante do gabinete da deputada estadual Célia Jordão, Viviane Dutra.

“[...] O que me trouxe a ser defensora do aleitamento materno foi porque eu conheço bem a realidade dessas mulheres que tem essa dificuldade, em relação ao aleitamento materno e conheço a proteção que o leite traz para o recém-nascido. É muito importante o recém nascido receber o leite materno. O leite materno é vida [...]”, disse a enfermeira Maria.

“Antes de a gente se deparar com essa situação na nossa vida ou na vida de alguém, no nosso caso na faculdade, a gente acha que amamentar, a criança nasce, você coloca no peito e acabou. E não é assim, acontecem alguns casos graças a Deus, mas a gente precisa de uma ajuda nesse momento, é um momento de adaptação. O bebê não conhece nada, ele acabou de vir ao mundo. Ele tem os reflexos dele, mas a gente precisa ajudar ele porque ele não conhece nada daquilo [...]”, disse a enfermeira Isabela.

A odontopediatra Lorrana falou sobre a importância da rede de apoio para a nova mãe, principalmente para aquelas que por alguma razão não conseguem amamentar no seio. “[...] a rede de apoio, que são os familiares, os amigos, o posto de saúde, dentro da maternidade, os profissionais envolvidos, é importante desconstruir essa relação somente do seio e incorporar outros elementos para essa mãe estabelecer uma relação saudável com esse bebê, então acho fundamental acolher essa mãe nessa angústia [...]”, disse a profissional.

A enfermeira Maria ressaltou que a mulher precisa de ajuda nesse momento. “Esse momento é importante lembrar que tem uma mãe ali. Nasce um bebê, nasce uma mãe e nasce um pai. Mas temos que lembrar que tem uma mulher, um ser humano que precisa de atenção, que precisa de ajuda nesse momento de transformação na vida dela”, explicou.

O debate completo pode ser conferido em: https://www.youtube.com/watch?v=7Hi0nkOKl8w.

Foto: Igor Abreu