Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara faz 32ª sessão ordinária

Câmara faz 32ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 02/12/2022 13h04

No dia 1º de dezembro, a Câmara Municipal de Angra dos Reis fez a 32ª sessão ordinária do segundo período legislativo. Os vereadores presentes falaram sobre pautas diversas.  O vereador Henrique Obina pediu o funcionamento integral das creches do município.

“Sabemos bem o quanto as creches têm sido abertas em nosso município, o governo tem colocado as creches para funcionar, mas é importante que elas funcionem em período integral. A criança entra na creche 7h da manhã e sai meio dia, difícil achar um pai ou mãe de família que trabalha nesse período. Precisamos colocar as creches para funcionar em horário integral para que a mãe possa levar seu filho na escola e ir trabalhar. No final do expediente voltar e saber que seu filho está bem atendido e bem alimentado, que o governo venha olhar essa importante indicação”, disse Obina.

Turismo

O vereador Dudu do Turismo falou sobre demandas do setor, entre elas a necessidade de ordenar os roteiros de passeios oferecidos aos turistas. “A gente precisa definir junto com a Secretaria de Turismo roteiros pré-definidos para as agências de turismo de Angra dos Reis. O que acontece hoje é que o veranista fica sem lugar para parar o barco. Hoje não temos os roteiros que as agências podem vender. Ideal é tentar definir um roteiro, vai vender Ilha Grande, Abraão, Saco do Céu, Ilhas Paradisíacas, Volta a Ilha? A Secretaria precisa definir isso com o governo porque cada hora sai um roteiro novo. E hoje tem muita embarcação com o mesmo destino. A gente deve tentar dividir essa economia entre os restaurantes. Um exemplo é Japariz, que recebe 40, 50 escunas e temos por exemplo Bananal para poder levar o turista para ele conhecer e dividir a economia. No momento que a Secretaria conseguir definir esses roteiros, a gente consegue dividir essa economia na Ilha Grande”, disse Dudu.

O vereador Charles Neves complementou falando que a cidade precisa criar uma cultura do turismo, similar a que existe em Paraty e outros destinos. “[...] Os estudos apontam que a indústria do turismo será a mais importante no futuro, a que vai gerar o maior número de empregos. E a gente em Angra não consegue fazer um estacionamento para ônibus. Ao mesmo tempo que temos um patrimônio mundial na nossa mão que é a baía da Ilha Grande, não conseguimos simplesmente fazer um estacionamento para os ônibus de turismo para os motoristas tomarem um banho, descansarem, onde se possa vazar o banheiro do ônibus para as pessoas que deixaram o dinheiro aqui possam voltar para casa com mais conforto e tranquilidade [...]”, disso o parlamentar.

Para ver o debate completo sobre a pauta do turismo e outras debatidas, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=jabG0l52iCQ.