Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara fez audiência pública para tratar do trânsito na Japuíba

Câmara fez audiência pública para tratar do trânsito na Japuíba

por Adriana Alves de Araujo última modificação 02/12/2021 14h35

Na última quarta-feira (01), a Câmara fez audiência pública para discutir soluções para o trânsito na grande Japuíba. A audiência foi uma iniciativa do gabinete do vereador Marquinho Coelho, que presidiu a sessão. Estiveram presentes os vereadores Dudu do Turismo, Rubinho Metalúrgico, Titi Brasil, Henrique Obina e Charles Neves. Representando o setor de transporte da prefeitura esteve Ricardo Ferreira, além do secretário de obras do município, Alan Bernardo. Representando as associações de moradores dos bairros estiveram Ubirajara Nascimento, pela Nova Angra, Maria da Conceição, pela Banqueta, além de comerciantes e lideranças locais.

O representante do setor de trânsito explicou o panorama da grande Japuíba, que é um bairro com muitos quebra-molas, grande circulação de veículos e poucas vias. “Nós não temos nesse momento principalmente na grande Japuíba a abertura de novas vias. Isso traz uma certa dificuldade, ainda. Isso está nos planos da secretaria de obras, nos planos do governo, justamente por isso estamos discutindo isso aqui, as vias estão recuperadas, sim, mas não temos novas vias, elas são as mesmas há 10 anos. Não temos abertura de novas vias para dar escoamento, e com o número de veículos que vai crescendo, isso vai trazendo novas dificuldades”, disse Ferreira.

Foi apresentada uma proposta de obra para ajudar a escoar o trânsito da região. O secretário de obras do município, Alan Bernardo, explicou que antes de fazer adequações das vias, foi necessário um trabalho de infraestrutura no local, que vem sendo feito desde 2018, pois a região sofria com constantes alagamentos. Ele explicou, ainda, que a via de ligação entre Nova Angra e Banqueta está em fase de finalização, o que permitirá o fechamento da estrada principal para reformas de adequação. “É um grande anel viário interligando a Japuíba a Banqueta, com vários acessos intermediários, e isso vai possibilitar o fechamento da estrada antiga para reforma. Hoje, um dos principais gargalos que temos é aquela estrada. Não tenho condição nenhuma de fechar aquela estrada para reforma sem um acesso alternativo, então isso só será possível logo no começo do ano com a conclusão da via de ligação [...]”, explicou.

O representante do trânsito fez um apelo para a comunidade local para que entenda que não é possível atender os interesses de todos de maneira uniforme. “Dois anos atrás, fomos fazer um experimento de fechar o túnel durante duas horas para que a gente pudesse estudar uma maneira de trabalhar. Eu fui altamente criticado na época porque queria fechar o túnel. Os comerciantes falaram que iam falir. A gente queria mostrar para o morador que se ele fosse até o DNIT e fizesse o contorno ele ia ganhar mais tempo do que se ficasse no túnel esperando. Essa foi uma solução que não consegui colocar em prática até mesmo por pressão dos comerciantes. O que tem sido nossa maior barreira é que as pessoas querem que a gente dê soluções que seja 100% boa para todos e infelizmente não é assim”, disse Ferreira.

Para acompanhar a discussão completa sobre o assunto, basta acessar o link de transmissão da audiência: https://www.youtube.com/watch?v=ZMQ-GY8QEac.