Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara homenageou trabalho voltado para a comunidade surda no município

Câmara homenageou trabalho voltado para a comunidade surda no município

por Adriana Alves de Araujo última modificação 18/11/2021 16h28

Nesta quinta-feira (18), foi realizada a 29ª sessão ordinária do segundo período legislativo da Câmara Municipal de Angra dos Reis. Na ocasião, foram entregues moções de aplausos a pessoas e instituições que desempenham serviços relevantes para a cidade. O vereador Rubinho Metalúrgico congratulou os profissionais da Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) pela atuação junto à comunidade surda.

“Apesar da escola ter sido fundada como escola em 2003, a educação de surdos existe em Angra há 31 anos. Nós já formamos muitas pessoas surdas em Angra, que já fizeram ensino médio, são formadas, são trabalhadores, que já passaram em concursos públicos na própria prefeitura de Angra, são funcionários públicos, e que já constituíram suas famílias. Todos passaram pela Escola Municipal de Educação de Surdos, muitos já passaram por nós e a comunidade surda de Angra é muito grande [...]”, disse a diretora da Escola.

Segurança

Outra área contemplada pelas homenagens dos vereadores foi a segurança. O vereador Dudu do Turismo entregou moção ao Tenente Coronel PM Otto Henrique Mannato de Oliveira e para a equipe de Supervisão da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS) do 5º Comando de Policiamento de Área (5º CPA). “Ao Mannato e a todos os policiais venho parabenizar pelo trabalho que vocês fazem, pelo combate de todo dia, o policial militar mesmo de folga ele é policial 24 horas, onde ele está precisa estar sempre atento, se está em um shopping, em um supermercado com sua família precisa estar sempre atento para não colocar a própria família em risco por ter prendido algum meliante naquela área, então a vida de um policial não é fácil [...]”, disse Dudu.

O coronel Mannato agradeceu e falou sobre o trabalho desempenhado na cidade: “[...] Hoje todos nós e nossos entes queridos podemos sair às ruas mais tranquilos e retornar com segurança aos nossos lares, tendo nosso direito constitucional de ir e vir assegurados, o comércio funcionando sem ação de marginais, os bens públicos sem sofrer depredação e vandalismo e com o patrimônio preservado, que são valores que podemos agregar em curto, médio e longo prazo. É com grande emoção que venho a esta honrada Casa receber essa moção de aplausos [...]”, disse.

Saúde

A vereadora Titi Brasil terminou as homenagens do dia agraciando a  Srª Maria José Santos de Almeida Fragas, a Drª. Lilian Gomes Machado e o Dr. Rodrigo Monteiro Barbieri. “Quando a gente vê o pedido partindo do povo a gente se sente mais feliz ainda. Eu me lembro quando três pessoas me procuraram pedindo a moção de aplausos por conta do Setembro Amarelo que vocês estavam organizando no Bonfim. [...] Realmente um prazer e uma honra conceder essa moção a vocês e agradeço aos meus pares porque foi unanimidade de votos, todos aprovaram, muito obrigada”, disse Titi.

As demais pautas debatidas na sessão podem ser conferidas em: https://www.youtube.com/watch?v=r9km8nnJKAo.