Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou sessão alusiva ao Outubro Rosa

Câmara realizou sessão alusiva ao Outubro Rosa

por Adriana Alves de Araujo última modificação 03/11/2021 10h26

Nesta quinta-feira (28), foi realizada a sessão especial alusiva ao Outubro Rosa, no Plenário Presidente Benedito Adelino. A reunião foi iniciada pelo presidente da Casa, vereador Helinho do Sindicato, e contou com a presença da vereadora Titi Brasil, além de convidados. Após a abertura, o presidente passou a condução dos trabalhos para a vereadora Titi. Além da campanha de conscientização, que é realizada em todo o mundo, durante o mês de outubro, Angra tem instituído em seu calendário oficial o Dia Municipal do Combate ao Câncer de Mama, no dia 19 de outubro. 

“É inquestionável a importância dessa reunião para toda sociedade, com vista ainda maior para as mulheres, mas lembro que os homens também podem sofrer câncer de mama. O Outubro Rosa traz a cada um de nós a responsabilidade de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. É necessário mobilizar a todos através das informações debatidas aqui no Plenário, de se ter um olhar para as medidas de prevenção e outras ações de combate a este mal”, disse Helinho na abertura do evento. 

Foram atualizados os dados do Centro Oncológico Christiane Jordão, que funciona no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) há pouco mais de um ano. Foram 1021 consultas, 507 sessões de quimioterapia, 331 sessões de hormonioterapia e 61 cirurgias oncológicas nesse período. 

A enfermeira Beatriz Bessa alertou para  a necessidade das mulheres fazerem o autoexame sempre. “Qual a mensagem que trago para todos nós? Se nós temos na nossa casa, se temos uma vizinha com mais de 60 anos, que a gente conscientize ela, convença ela a se tocar. Não existe um protocolo, está deitada, ou vendo televisão pode se tocar e qualquer nódulo que sentir, procurar imediatamente a unidade de saúde”, alertou.  

A Dra. Danielle Ennes ministrou palestra explicativa sobre o tema e alertou para alguns fatores de risco que influenciam na incidência do câncer. “[...] Hoje já conhece alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento do câncer de mama, que são evitáveis e que a gente pode tentar minimizar. [...] Hábitos como o tabagismo, o uso de álcool, excesso de peso, hábitos alimentares inadequados, todos são fatores que vão influenciar no maior risco de desenvolver o câncer”, esclareceu a médica.  

O evento completo está disponível para visualização nos links a seguir:  

 https://www.youtube.com/watch?v=wkQFy3v_plE (parte 1)

https://www.youtube.com/watch?v=6KxtmP73Kww (parte 2)

Foto: Igor Abreu