Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara recebeu prestações de contas do primeiro quadrimestre

Câmara recebeu prestações de contas do primeiro quadrimestre

por Adriana Alves de Araujo última modificação 30/05/2022 16h21

Na última sexta-feira (27), as equipes da prefeitura realizaram, no Plenário Presidente Benedito Adelino, audiências públicas para apresentar os dados da saúde e das finanças referentes ao primeiro quadrimestre de 2022.

O presidente da Comissão de Finanças da Câmara, vereador Rubinho Metalúrgico, presidiu a primeira audiência. O vereador Dudu do Turismo também esteve presente. Os dados foram demonstrados pelo controlador-geral do município, Roberto Peixoto, e sua equipe. A receita arrecada no primeiro quadrimestre foi de R$ 728.214.604,97. Já a despesa do período de janeiro a abril foi R$ 398.353.814,21.

Um dos questionamentos levantados acerca das finanças do período foi a respeito das chuvas que atingiram o município em abril. Segundo Peixoto, Angra recebeu para lidar com a calamidade mais de oito milhões de reais. Os recursos foram alocados em alguns departamentos entre eles a Secretaria de Desenvolvimento Social para compra de colchões, kits de higiene pessoal, kits de limpeza e cestas básicas; e a TurisAngra, para locação de embarcações para deslocar equipes e pessoas atingidas.

No que diz respeito à ação social, foram distribuídos mais de  seis mil cartões alimentação entre janeiro e abril, com benefício de R$150,00 por cartão. Em gratuidade de passagem urbana, foram fornecidas mais de duas mil até o momento. O aluguel social até o momento contemplou 302 famílias, no valor de R$606,00.

“É de alta importância a transparência dos números dessa prestação de contas que é quando nós passamos para a população através da Câmara Municipal tudo que recebemos nesse quadrimestre. Onde investimos o dinheiro dos impostos que são pagos por todos. Sempre os números estão na transparência, mas nesse momento é onde a gente consolida e temos chance de explicar tudo que está sendo feito, ser questionados e explicar como são feitas as coisas, os prazos [...]”, disse o controlador-geral Peixoto.

A audiência pode ser vista na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=hSDYFcNEhXc.

Saúde

Na parte da tarde, a Câmara recebeu a prestação de contas da equipe da saúde da prefeitura. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de saúde da Casa, vereador Obina. Estiveram presentes também os vereadores Rubinho, Luciana Valverde e Branco. O secretário de saúde, Glauco de Oliveira também compôs a mesa dos trabalhos.

Entre os números apresentados, se destacam os atendimentos da atenção primária, que realizou 1.393 consultas e 2.919 procedimentos no quadrimestre. Já no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19, atualmente, o município tem 70% da população com mais de cinco anos vacinadas com a 2º dose ou dose única. Somente no primeiro quadrimestre foram aplicadas 341.036 doses de vacina.

Em valores, a receita arrecadada para o período de janeiro a abril na área da saúde ficou em torno de 139 milhões de reais. A despesa executada no quadrimestre foi de cerca de 111 milhões de reais.

A audiência completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=18Yag3OyNUY.