Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara recebeu subsecretário estadual de cultura

Câmara recebeu subsecretário estadual de cultura

por Adriana Alves de Araujo última modificação 09/08/2021 15h00

Na última sexta-feira (06), a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou uma reunião especial da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo foi debater programas de incentivo ao Carnaval e Cultura.  Na ocasião, estiveram presentes o subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Vítor Corrêa, o secretário de cultura do município de Angra, Andrei Lara, além de diversos representantes do segmento na cidade. A reunião foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Helinho do Sindicato. Contou ainda com presença do presidente da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Jorginho Brum.

“Me coloco à disposição para a gente fomentar a cultura. A gente está agora, se Deus quiser, voltando a uma nova era, saindo da pandemia devagarzinho e a gente precisa voltar a vida normal e fortalecer a cultura da cidade. Eu, vereador Jorge Eduardo e vereadora Titi Brasil estamos à disposição de todos para enriquecer e fortalecer a cultura”, disse Jorginho Brum.

O secretário de cultura do município, Andrei Lara, falou sobre o trabalho desenvolvido na área e revelou que a Secretaria de Cultura passará a ter um novo endereço em local próprio em breve “[...] Nós estamos agora desapropriando uma casa e a cultura de angra terá um prédio próprio, a gente não vai mais pagar aluguel, conquistamos um espaço e a partir do ano que vem a cultura de angra terá um espaço”, comentou Lara. O secretário revelou ainda que o coral da cidade será retomado a partir do ano que vem e que também haverá uma orquestra sinfônica municipal em 2022.

Também esteve presente na reunião o presidente da Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis) e conselheiro estadual de cultura da Costa Verde, William César. “Hoje é um dia muito especial, aqui não tem bandeira partidária, aqui não tem coisas pessoais, aqui a gente está para falar da coisa mais importante que é nossa cultura no nosso município. [...] Quero agradecer ao Helinho, muito obrigado, bati na porta de um monte de gente e você abriu seu gabinete como presidente da Câmara, com todo suporte e toda assessoria, viu a necessidade de cada fazedor de cultura para começar a ver esse diálogo e construir [...]”, agradeceu.

O Subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Vítor Corrêa, explicou como funciona o trabalho da Secretaria de Cultura Estadual, atuando basicamente em duas frentes: a do financiamento da cultura, que se dá por meio de leis de incentivo fiscal à cultura por empresas privadas, do fundo estadual de cultura, que distribui recursos diretamente aos fazedores de cultura por meio de editais, e de convênios federais; e a frente de acesso aos bens culturais, por meio do uso do passaporte cultural e da gestão dos equipamentos culturais.

A reunião pode ser consultada na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=8MSvPSfOilU.