Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Moção de aplausos para equipe do Cras foi destaque da 12ª sessão

Moção de aplausos para equipe do Cras foi destaque da 12ª sessão

por Adriana Alves de Araujo última modificação 14/09/2021 15h37

Nesta terça-feira (14), foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal, a 12ª do segundo período legislativo. Nesta ocasião, o vereador Charles Neves prestou homenagem às coordenadoras do Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Verônica de Souza Riqueza, Luana Fiuza Laranjeiras, Ângela Hofsteede, Medina Zacca da Fonseca, Débora Cristina de Almeida Moreira, Adriana Lins Fortes, Valéria Moreira Santos e  Vanderléia Rodrigues Silva.

“[...] O Cras é, para aquelas pessoas em vulnerabilidade, que as vezes a gente até esquece que existem, mas elas estão prestando esse serviço essencial para que as pessoas que não têm nem o mínimo possam ter acesso aos serviços ofertados. O que para nós pode parecer pouco, para essas pessoas significa uma grande diferença a cada dia, semana e mês de suas vidas. [...] A gente pode até fazer algumas críticas, dizer que ainda falta muito. Sim, falta em todos os setores, mas se não fosse o Cras, a gente provavelmente teria uma horda de miseráveis vagando pela cidade [...]”, disse Charles Neves.

“Venho aqui em meu nome e de minhas colegas coordenadoras de Cras agradecer ao vereador Charles Neves por esta tão importante homenagem e reconhecimento do nosso trabalho. Estamos muito felizes com essa moção. Trabalhar na assistência social não é fácil, mas é muito prazeroso para todos nós. Vimos o importante papel da política social nesses tempos de pandemia, o qual todas as equipes da assistência social trabalharam incansavelmente para atender a população. Deixo aqui também nossos agradecimentos a todas as equipes das unidades de atendimento de assistência social em nosso munícipio. Quero agradecer aos nossos secretários, Eduardo Sampaio e Heraldo França e toda equipe da Secretaria”, disse uma coordenadora.

Turismo

O vereador Dudu do Turismo falou mais uma vez sobre a exploração da modalidade de day use na cidade, cujo valor da taxa para entrada de ônibus na cidade destinados a esse tipo de passeio vem sendo discutida na Casa Legislativa nos últimos dias. O vereador apontou alternativas para a exploração desse tipo de turismo ao invés da elevação da taxa para o valor de R$ 900,00. “[...] Por que não chamar o setor, junto com o secretário de Desenvolvimento, o secretário de Turismo e explorar esse turista do day use?  O que chega até um horário almoça no restaurante tal, o que chega a uma da tarde, que almoce no centro da cidade e depois vá fazer o passeio. Que pare na feira de artesanato, que todo mundo do artesanato questiona essa situação. Que pare o ônibus ali ao lado da polícia federal, fiquei ali 40, 50 minutos, uma hora, visite as igrejas, o turismo religioso, e cobre uma taxa para entrar na igreja, que deixa mais um dinheiro para a manutenção da igreja da cidade. Tem várias maneiras para se adequar o turismo do day use do que passar a taxa para R$ 900,00”, defendeu o parlamentar.

Os vereadores aprovaram também a fala da representante da Associação das Agencias de Turismo (Atar), Sra. Daniele. “Essa taxa vem sendo difundida, estão tentando empurrá-la desde janeiro e desde janeiro que nós estamos brigando e falando que nós que somos os pequenos não vamos conseguir trabalhar. Os grandes vão sofrer e nós não vamos conseguir trabalhar. [...] Nós só queremos trabalhar. Se temos limitações, vamos tentar chegar a um meio termo para que a gente possa cumprir. Vamos fazer aumento? Precisa aumentar? Precisa. E esse dinheiro que aumenta precisa ser investido no turismo da cidade. Todo mundo sabe disso e a gente concorda. Só que vamos fazer uma coisa de um jeito que a gente possa trabalhar [...]”, pediu a representante.

Todas as pautas debatidas podem ser revistas no Youtube, na reprise da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=863VBSc-o8A.