Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadoras Titi Brasil e Luciana representaram a Câmara de Angra dos Reis em reunião da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados em Brasília

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 05/10/2023 09h12

As vereadoras Titi Brasil e Luciana Valverde representaram a Câmara de Angra dos Reis na reunião da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados que aconteceu nesta terça-feira (3), em Brasília. A audiência teve por objetivo buscar soluções de praças de pedágios que têm impossibilitado o direito dos moradores de irem e virem de Mangaratiba e Itaguaí, sem que os mesmos tenham que realizar pagamentos de pedágios para trafegarem pelas suas cidades; isenção de pedágios para os moradores das cidades e debater melhorias nas condições da rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte (Rio-Santos). Entretanto, as parlamentares saíram de lá sem respostas.

- “Primeiro que não tivemos direito à fala. Duas mulheres, vereadoras, que não puderam opinar. Depois, de muita insistência nossa, foi permitida a fala da vereadora Luciana. Segundo, a CCR, concessionária responsável pela obra de melhoria e duplicação, não tinha um responsável com poder de decisão para responder as perguntas. Foi uma sessão de empurra problema” - frisou Titi Brasil, que também é presidente da Comissão de Acompanhamento das obras da rodovia, na Câmara de Angra.

Já a vereadora Luciana Valverde, apontou o ataque ao município por parte de Mangaratiba.

- “Fomos massacrados por não termos pedágio, o município de Mangaratiba, ao invés de atentar para os problemas e necessidade de sua cidade, resolveu cobrar da ANTT, porque Angra não tem praça de pedágio nos seus limites, e como se deu esse estudo, para retirar Angra. Não é da nossa alçada onde entra pedágio ou não, não podemos ser penalizados por isso. Questionamos o aumento do valor do pedágio em tão pouco tempo, sendo informados que o reajuste se aplica desde a assinatura da concessão que se deu em março de 2022. Outro ponto que questionamos, é a situação das famílias que construíram suas moradias às margens da Rio x Santos, já que temos trechos de duplicação de via, e essas famílias terão que ser retiradas, como será a forma de indenização, e se já existia cadastro para sabermos quantas são.  Infelizmente não obtivemos respostas”, ressaltou a vereadora Luciana valverde.

O autor do requerimento para a audiência foi o deputado Juninho do Pneu (União-RJ). Segundo ele, o objetivo da reunião foi o de “estabelecer metodologia para aprimorar e resguardar os usuários da rodovia”.

LEGENDA DA FOTO: Vereadoras Luciana, Titi Brasil; prefeito de Itaguaí, Rubão; deputado federal Juninho do Pneu; o representante dos moradores, Raphael Lopes Cendon e o deputado estadual Luís Cláudio.